O Teste Genético da Bochechinha é um exame complementar aos exames básicos de triagem neonatal, que detecta simultaneamente várias condições que não são identificáveis por outros procedimentos e que podem ser tratadas ou atenuadas quando diagnosticadas precocemente. 

ADQUIRA O EXAME AGENDE O EXAME

Porque fazer

O Teste Genético da Bochechinha é um exame complementar aos exames básicos de triagem neonatal, que detecta simultaneamente várias condições que não são identificáveis por outros procedimentos e que podem ser tratadas ou atenuadas quando diagnosticadas precocemente.

1 - COLETA RÁPIDA E INDOLOR

da mucosa oral (saliva) com um swab (cotonete) adequado,

no lado interno da bochecha do bebê.

2 - ANALISA MAIS DE 390 GENES

associados a centenas de doenças tratáveis.

3 - COMPLEMENTA A TRIAGEM NEONATAL

identificando doenças que o seu bebê pode desenvolver, antes mesmo dos sintomas se manifestarem.


4 - TRIAGEM PARA SÍNDROME DE TURNER

O exame inclui a triagem para síndrome de Turner em meninas, permitindo o diagnóstico precoce desta condição cromossômica que afeta 1 a cada 2.500 meninas.

5 - PERMITE A INVESTIGAÇÃO PARA CMV CONGÊNITO

(infecção por citomegalovírus) em amostras coletadas até o 20º dia de vida, trazendo ainda mais informação para o cuidado com o bebê.

6 - DIAGNÓSTICO PRECISO

acompanhado de um adequado seguimento clínico, pode reduzir ou evitar sequelas e até mesmo óbito precoce.

O que os especialistas

estão falando

Mantenha-se informado(a) sobre os cuidados que o seu bebê precisa. Acompanhe o que os médicos especialistas estão falando:

O que detecta

O Teste Genético da Bochechinha abrange centenas de doenças genéticas que são acompanhadas por diversas especialidades médicas.

Saiba quais são os grupos de doenças analisadas:

Quando fazer

O Teste Genético da Bochechinha pode ser realizado a partir do 1º dia de vida do bebê* para garantir um diagnóstico preciso e tratamento precoce. Quanto mais cedo forem testados, maiores serão as vantagens!


*Para garantir a identificação da infecção congênita por CMV, a coleta deve ser realizada até o 20º dia de vida. Após 21 dias, o exame não será realizado, por não ser possível distinguir a forma congênita da forma adquirida.

Como é realizado

COLETA

O Teste Genético da Bochechinha abrange centenas de doenças genéticas que são acompanhadas por diversas especialidades médicas.

EXTRAÇÃO DO DNA

No laboratório, após a coleta, é realizado um processo de isolamento e purificação do DNA.

SEQUENCIAMENTO

O DNA é sequenciado, formando vários fragmentos de leitura que são alinhados ao genoma humano de referência. Essa etapa pode ser comparada ao processo de ordenar páginas para formar um livro.

ANÁLISE DOS DADOS GENÉTICOS

Os dados obtidos são analisados por profissionais especializados, que buscam variantes (alterações genéticas) em genes que podem causar doenças.

Observações

ATENÇÃO PRÉ-COLETA
  • Atenção! A criança não deverá ingerir alimentos e líquidos ou inserir quaisquer objetos na boca (chupeta, mordedor, etc) durante os 60 minutos que antecedem a coleta.
GENES ANALISADOS
  • No Teste Genético da Bochechinha, não são analisados todos os nossos genes. São mais de 20.000! Contudo, são analisados mais de 390 genes associados a condições iniciadas na infância e que podem ser modificados por intervenções médicas precoces.
ALTERAÇÕES GENÉTICAS
  • Alterações genéticas em padrão de metilação e presentes em outras regiões do DNA (como as regiões intrônicas, que não são habitualmente analisadas por esse tipo de teste e que abrigam variantes causadoras de doenças com frequência muito menor) podem não ser identificadas pelo método.
CAUSAS NÃO GENÉTICAS
  • O Teste Genético da Bochechinha também inclui a pesquisa para CMV congênito. Algumas doenças de início precoce podem ter causas que não são genéticas (infecções congênitas, condições multifatoriais), motivo pelo qual uma criança pode ter alteração no Teste do Pezinho, mas não no Teste Genético da Bochechinha.

Sabin até você

No Sabin, você pode realizar o Teste Genético da Bochechinha onde estiver e quando desejar! Com o serviço de atendimento móvel, o cuidado e a excelência vão até você.

COMPRE ONLINE

ADQUIRIR EXAME

AGENDE COM NOSSOS PROFISSIONAIS

AGENDAR

Carinho em dobro

O Teste Genético da Bochechinha não substitui o Teste do Pezinho. Existem doenças que não possuem causas genéticas e, por isso, recomenda-se que ambos os exames sejam realizados. Saiba mais sobre o Teste do Pezinho!

SAIBA MAIS

Dúvidas frequentes

Quais são as vantagens do Teste Genético da Bochechinha?

O Exame Genético da Bochechinha identifica precocemente diversas doenças graves que podem se manifestar na primeira infância, antes mesmo dos sintomas aparecerem. Essa avaliação rápida e precisa proporciona um tratamento mais adequado a cada doença, evitando possíveis sequelas e óbitos. Muitas dessas condições genéticas não são identificadas em outros exames neonatais. O Teste Genético da Bochechinha pode também complementar os resultados do Teste do Pezinho, informando quais alterações genéticas podem ser responsáveis pelas alterações identificadas na Triagem Neonatal.

O Teste Genético da Bochechinha substitui o Teste do Pezinho?

Não, os exames de triagem neonatal são complementares. Ou seja, algumas doenças que não são detectadas no Teste do Pezinho, são reveladas com o Teste Genético da Bochechinha e vice-versa. Além disso, como utilizam diferentes metodologias para análise do material biológico, recomenda-se que ambos os exames sejam realizados para que o seu bebê tenha um diagnóstico preciso e os melhores cuidados possíveis.

O Teste Genético da Bochechinha complementa apenas o Teste do Pezinho?

Não. O Teste do Pezinho é o principal exame que vai ser complementado pelo nosso Teste Genético da Bochechinha, mas além dele o Teste da Orelhinha também pode ser complementado, já que o nosso painel também inclui genes associados a deficiência auditiva que pode ter manifestação precoce e também passível de intervenções médicas.

O Teste Genético da Bochechinha é um exame de ancestralidade?

Não. O Teste Genético da Bochechinha é um exame com finalidade clínica que atua como uma complementação a triagem neonatal. Ele não é, de forma alguma, um teste de ancestralidade.

É possível saber se a criança carrega variantes genéticas a partir do resultado do Teste Genético da Bochechinha?

O resultado informará apenas baixo risco (ausência de variantes associadas a quadro clínico), risco intermediário ou alto risco. Não informará se o bebê é portador assintomático de variantes sem risco clínico ou de condições de início tardio.

A partir de quando pode ser realizado?

O exame pode ser realizado logo após o nascimento do bebê, ainda na maternidade. Não há contraindicação de coletas tardias, mas algumas doenças se manifestam precocemente e, para um melhor diagnóstico, recomenda-se que o Teste Genético da Bochechinha seja realizado até o primeiro ano de vida da criança.

Existe alguma contraindicação para realizar o Teste Genético da Bochechinha?

O exame é voltado para crianças assintomáticas. Portanto, caso o bebê tenha sintomas, suspeita clínica de doenças genéticas e indicação médica para realizar um exame genético, o Teste Genético da Bochechinha não é indicado.

Antes de realizar a coleta, mantenha-se atento(a) às instruções de preparo! O bebê precisará ficar 60 minutos em jejum completo. Ele não deverá ingerir alimentos e líquidos ou inserir quaisquer objetos na boca (chupeta, mordedor, etc).

Posso agendar o Teste Genético da Bochechinha antes do nascimento do bebê?

Sim. Converse com seu médico e certifique-se de que tem tudo preparado. Nós vamos até você! Consulte a disponibilidade das modalidades de atendimento na sua região.

Para fazer o Teste Genético da Bochechinha é preciso ter pedido médico?

Para realizar o Teste Genético da Bochechinha, não é necessário pedido médico. Porém, é muito importante que o seu bebê seja acompanhado por um especialista, sobretudo para a interpretação dos resultados e tratamento adequado.

O que devo fazer caso alguma alteração genética seja detectada?

Caso seja identificado alto ou moderado risco para desenvolvimento de condições genéticas, recomendamos que consulte um especialista imediatamente. É muito importante que seu bebê seja acompanhado por um pediatra para que possa receber um cuidado integral e personalizado.

Qual é o prazo de entrega do resultado?

O laudo é disponibilizado em até 15 dias úteis após a coleta do exame.

Como posso acessar o resultado do exame?

Após o processamento da amostra genética coletada, o laudo é disponibilizado em nosso site www.sabin.com.br/resultados e em nosso aplicativo.

SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

No Sabin, as informações do seu bebê estão completamente seguras. Nossos sistemas possuem diversos níveis de segurança e não compartilhamos seus dados individuais com terceiros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

SAIBA MAIS

SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

APP SABIN

Resultados sempre à mão

código